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Arquitetos: Atelier Deshaus
- Área: 9011 m²
- Ano: 2019
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Fotografias:Schran Image
Descrição enviada pela equipe de projeto. Yunyang está localizado na conhecida região da Hidrelétrica das Três Gargantas em Chongqing, China. Nesse contexto, um centro de visitantes foi planejado ao longo do cinturão verde ribeirinho para servir aos cidadãos oferecendo espaços de lazer. O cliente queria utilizar a pequena baía do porto de Yunyang e reivindicá-la como local para o projeto. Em contraste com o grande rio Yangtzi, a baía tranquila tem um caráter paisagístico único. Suas faces norte e leste são falésias naturais, enquanto o cinturão verde da baía está no topo da falésia. A face oeste, por sua vez, possui encostas que conduzem para a água, atualmente sendo transformadas em margens de rio onde o cinturão verde será criado no futuro. De acordo com o projeto, a construção do aterro se estenderia em direção ao rio até o penhasco do lado leste da baía. A ligação entre a baía e o rio seria assim cortada, e a baía se tornaria um lugar de águas estagnadas. Como a margem do rio se estende até a falésia, o cinturão verde ribeirinho fica a mais de dez metros abaixo do topo da falésia, o que também torna difícil a ponte entre os dois.
Dessa forma, o projeto visa preservar a baía e localizar o centro de visitantes em sua costa oeste. O volume finaliza o novo aterro, assim como a continuação da falésia, em direção ao rio, contornando a baía.
O volume que se projeta na margem do rio torna-se um vazio completo, formando uma praça de nível inferior na altura exata da margem, como o término do cinturão verde. A praça se conecta ao cinturão verde da falésia por uma escada exterior, sendo ambas as faces utilizadas como espaços de serviço. A cobertura desse espaço de serviço forma uma praça no nível superior, como ponto de partida do cinturão verde no topo da falésia. A transição em altura da faixa ribeirinha até a falésia é assim complementada com o centro de visitantes.
Do outro lado do rio, de frente para o projeto, há uma crista geológica com uma figura quase simétrica. O corpo sólido da montanha transmite uma forte sensação de monumentalidade contra o rio que, por sua vez, apresenta um cenário pitoresco, fundindo-se em cores de azul e cinza com o vapor. A figura plana do centro de visitantes é abstraída do fluxo da falésia e das estradas próximas, quase como um triângulo isósceles, com o vértice apontando para a montanha transversalmente, definindo uma orientação clara para o volume arquitetônico.
O exterior enfatiza a pureza geométrica, trazendo características visuais distintas. A abstração da forma geométrica confere robustez adequada à arquitetura, mantendo-a em certa medida equivalente ao grande rio, evidenciando a publicidade que carrega como “elemento principal” da cidade.
A praça do nível superior se abre para os três lados, com localização proeminente em direção ao eixo da montanha do outro lado do rio. A abertura da praça permite que os cidadãos desfrutem da sublime da paisagem, apresentando ao máximo o impressionante rio. Com uma profundidade de quase cem metros, a praça proporciona uma experiência de marcha cerimonial em direção à montanha, valorizando ainda mais a monumentalidade da paisagem. O topo da praça de nível inferior e seu suporte formam uma enorme moldura, cobrindo a maior parte do céu e orientando a vista para o rio enevoado e as montanhas de ambos os lados, acentuando o cenário pitoresco da área da barragem.
O terreno fica na intersecção entre ambientes naturais e feitos pelo homem, resultando em um significado complexo e até mesmo confuso. A arquitetura restaura a ordem reposicionando e integrando elementos espaciais em conflito, assim, ela se conecta com o local no nível físico. A paisagem do rio e da serra possui diversos valores estéticos quando observados a diferentes distâncias. O centro de visitantes oferece espaços de visualização correspondentes com diferentes ambientes, para se conectar com a paisagem no nível de experiência. A arquitetura destaca sua expressão como artefato e traz sutil tensão com o rio e a cidade, estruturando uma conexão metafísica com eles. Com essas camadas de conexões, o Centro de Visitantes Yunyang Riverfront completa sua interpretação dos arredores e, eventualmente, atinge seu próprio ser.